Live de abertura da série "Diálogos Inspiradores: Planejamento Municipal em Tempos de Crise" aborda planejamento urbano e orçamento municipal

A abertura da série "Diálogos Inspiradores: Planejamento Municipal em Tempos de Crise", realizada na quinta-feira passada (13), abordou o planejamento urbano e orçamento municipal. O evento compõe um processo participativo que, por meio de quatro rodas de conversa online entre acadêmicos e gestores públicos experientes, tem como intuito estimular planejadores e gestores municipais que terão de enfrentar os desafios de estabelecer planos para suas cidades em um contexto marcado por fortes incertezas.

O evento contou com a participação da arquiteta Ana Paula Bruno, abordando os instrumentos de políticas publicas, enquanto o professor Fernando Mello Franco usou o caso da cidade de São Paulo para abordar a visão de projeto para territorialização de planilhas, por fim o gestor, Álvaro Magalhães expôs o caso de Porto Alegre nos anos 90. A moderação ficou por conta do Analista de Planejamento e Orçamento Leandro Freitas (Assecor).

Estiveram presentes os representantes das entidades idealizadoras da série de diálogos, Roseli Faria (Assecor), Mariana Almeida (Fundação Tide Setubal) e Miriam Barreto (Frente Nacional de Prefeitos).

A vice-presidente da Assecor, Roseli Faria, se posicionou sobre o Plano Plurianual (PPA), afirmando que este instrumento de planejamento é de suma importância não só de planejamento, mas como de transparência e de gestão. “Acho que neste momento, mais do que quaisquer outros PPAs dos últimos 30 anos, temos um desafio muito grande, porque acredito que esse seja o PPA da reconstrução”, e acrescentou “Nós estamos enfrentando crise politica, econômica e sanitária e esses PPAs vão ser construídos durante essas crises para enfrentar seus efeitos”.

Para Roseli, a Constituição Federal reconhece o desenvolvimento como algo que não se resume apenas no crescimento econômico, mas sim como concretização de direitos “Ela coloca o planejamento e o orçamento como os principais instrumentos de concretização desse projeto de país, de desenvolvimento e de garantia de direitos”, destaca.

Perdeu a abertura da série "Diálogos Inspiradores: Planejamento Municipal em Tempos de Crise"? Acesse e assista na íntegra: https://youtu.be/lcAPE6AUq5E