Assecor

Vol. 7 Número 1 (2017)

Nesta edição, o periódico traz quatro artigos e duas comunicações. Dentre os temas abordados estão a inserção do Brasil no sistema mundial, contratações públicas com orçamento sigiloso, planejamento estratégico e os aspectos políticos da austeridade.
View in english

Artigos

Inserção do Brasil no sistema mundial, concentração de renda e o nível do salário mínimo

Fernando Sertã Meressi sertameressi@uol.com.br
Analista de Planejamento e Orçamento. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Brasília, Brasil.

Marilia Steinberger rtlia@solar.com.br
Professora do Departamento de Geogra a e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), ambos da Universidade de Brasília, Brasil. 

Resumo: Este artigo analisa a relação entre a forma de inserção do Brasil no sistema mundial, a concentração de renda e o nível do salário mínimo. Para tanto, considera que dois fatores são fundamentais para determinar o valor do salário mínimo: a capacidade de geração de renda da economia e o seu padrão de distribuição. Sustenta que a capacidade de geração de renda é profundamente determinada pela forma que o país se insere no sistema-mundial. Propõe também que a elevada concentração de renda na sociedade brasileira é outro obstáculo à fixação de um nível de salário mínimo mais expressivo. O artigo se fundamenta em pesquisa bibliográfica e em análise de dados sobre a economia brasileira. Conclui que dois caminhos são necessários para elevar significativamente o nível do salário mínimo: maior especialização do país em atividades que geram alto valor agregado e melhor distribuição de renda.
Palavra-chaves: sistema mundial; concentração de renda; salário mínimo.

A tensão entre eficiência e controle: uma análise discursiva sobre contratações públicas com orçamento sigiloso

Alexandre Araújo Costa alexandrearcos@unb.br
Professor na faculdade de Direito da Universidade de Brasília, Brasil.

Otávio Ventura otavium@gmail.com
Analista de Planejamento e Orçamento. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Brasília, Brasil. 

Resumo: A tensão entre eficiência e controle é nítida nas contratações públicas, onde o Estado se relaciona diretamente com o mercado, o que exige controle, e por meio da qual o Estado faz muitas entregas à população, o que demanda e ciência. O propósito geral desta pesquisa foi investigar a relação entre discursos anticorrupção e pró-e ciência sobre contratações com orçamento sigiloso para tentar entender como os discursos que a rmam o primado de uma das dimensões consideram a outra. Foi analisada uma variedade de discursos de políticos governistas, políticos oposicionistas e agentes de órgãos de controle. Os resultados mostraram que a tensão discursiva entre e ciência e controle é muito ativa, embora resida em nível bem mais sutil que o suposto inicialmente pela pesquisa, o que revela a importância dos detalhes para identi car posições em discursos abstratos.
Palavra-chaves: eficiência, controle, orçamento sigiloso, contratações públicas.

A formulação de um Planejamento Estratégico como inovação processual e organizacional – a experiência da CGU

Sérgio Roberto Guedes Reis sergiorgreis@gmail.com
Auditor Federal de Finanças e Controle. Ministério da Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). Brasília, Brasil 

Resumo: Este artigo apresenta a experiência de elaboração do planejamento estratégico do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), expondo fases constitutivas e metodologias abordadas – o Planejamento Estratégico Situacional, o Balanced Scorecard e o Design Thinking. Enfatiza-se o seu caráter participativo, tendo-se em conta o envolvimento de todos os servi- dores da organização em cada etapa. Discorre-se, com base no Manual de Oslo, sobre as modalida- des de inovação que podem ser nele observadas, posicionando-o, então, como novidade processual e organizacional. Apresentam-se os desa os de conjuntura a tal iniciativa, como a sua adequação ao Plano Plurianual do governo federal e o contexto político nacional. Finalmente, prospectam-se desdobramentos: a possibilidade de o projeto vir a contribuir para a construção de um novo tipo de controle interno – mais produtivo e com menor ênfase em questões formais; e a sua caracterização como uma inovação de produto, caso avance no sentido de incluir em si a participação social em seu monitoramento e aperfeiçoamento, questão sem paralelo na experiência recente de planejamento estratégico institucional.
Palavra-chaves: planejamento estratégico, inovação, controle interno.

Planejamento financeiro, poupança e investimentos: uma análise comparativa do mercado de títulos, suas rentabilidades e os índices inflacionários no Brasil durante o período de 2002 a 2016

Diego Felipe Borges de Amorim  diegofelipeborgesdeamorim@gmail.com
Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social. Porto Alegre, Brasil.

Resumo: O planejamento e a educação financeiros devem ser exercidos cotidianamente pelos indivíduos e pelas famílias de modo a proporcionar melhor qualidade de vida a eles. Entretanto, para obter bom desempenho é preciso que haja um conhecimento básico sobre as variáveis que impactam no custo do dinheiro, bem como os tipos de investimentos que oferecem melhores retornos aos recursos investidos. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é descrever de forma clara e simples ao leitor leigo a rentabilidade de alguns títulos em renda variável e fixa, comparando-os com as demais variáveis que impactam no retorno desses investimentos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória composta por técnica de análise documental. A amostra considerou o espaço temporal composto pelo período de 2002 a 2016, tendo em vista o desempenho anual de cada uma das variáveis e os impactos da inflação na rentabilidade e na lucratividade das aplicações. Os resultados obtidos evidenciaram o seguinte: alguns dos títulos em renda fixa ofereceram excelentes retornos, inclusive, superando a bolsa no longo prazo; que a poupança ficou aquém em relação aos retornos dos demais investimentos e; para que o investidor físico tenha máximo desempenho em suas aplicações se faz necessário saber calcular a rentabilidade real e a lucratividade desses investimentos, de forma a auferir o seu verdadeiro retorno.
Palavra-chaves: planejamento, educação financeira, rentabilidade de títulos, investimentos.

Comunicações

Planejamento Estratégico? Ele tem sido capaz de assegurar o sucesso das organizações?

Luiz Aires M. Cerqueira  luiz.cerqueira9@gmail.com
Analista de Planejamento e Orçamento. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Brasília, Brasil.

A atual crise do capitalismo, os aspectos políticos da austeridade e seus reflexos no Brasil

Gustavo Souto de Noronha  noronha.gustavo@gmail.com
Economista. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Rio de Janeiro, Brasil 

Ver em Português

Articles

Brazilian insertion into the world system, income concentration and minimum wage level

Fernando Sertã Meressi sertameressi@uol.com.br
Analista de Planejamento e Orçamento. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Brasília, Brasil.

Marilia Steinberger rtlia@solar.com.br
Professora do Departamento de Geogra a e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), ambos da Universidade de Brasília, Brasil. 

Abstract: This paper analyzes the relationship between the form that Brazil inserts in the world system, the concentration of income and the minimum wage. It considers that two factors are essential to determine the value of the minimum wage: the ability to generate income and its distribution pattern. It argues that the ability to generate income is profoundly determined by the way that the country inserts within the world system. It also proposes that the high concentration of income in Brazilian society is another obstacle to setting a more expressive minimum wage level. The paper is based on bibliographic research and data analysis on the Brazilian economy. It concludes that two paths are needed to significantly raise the minimum wage level: greater specialization of the country in activities that generate high added value and better income distribution.
Keywords: world system; income concentration; minimum wage.

The tension between eficiency and control: a discursive analysis on public procurement with con dential budget

Alexandre Araújo Costa alexandrearcos@unb.br
Professor na faculdade de Direito da Universidade de Brasília, Brasil.

Otávio Ventura otavium@gmail.com
Analista de Planejamento e Orçamento. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Brasília, Brasil. 

Abstract: The tension between eficiency and control is crystal clear in public contracting processes, where the State is directly related to the market, which requires control, and through which the State delivers many results, which demands ef ciency. The general purpose of this research was to investigate the relationship between anti-corruption and pro-eficiency discourses about contracts with con dential budget to understand how discourses that declare primacy of one dimension consider the other. A variety of discourses from pro-government politicians, opposition politicians and agents from control agencies has been analyzed. Results showed that the discursive tension between ef ciency and control is very active, but lies in a much subtler level as initially supposed, which reveals the importance of details to identify positions in abstract discourses.
Keywords: efficiency, control, con dential budget, public contracting.

The formulation of a Strategic Planning as a procedural and an organizational innovation – the experience of CGU

Sérgio Roberto Guedes Reis sergiorgreis@gmail.com
Auditor Federal de Finanças e Controle. Ministério da Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). Brasília, Brasil 

Abstract: This paper presents the experience of developing the strategic planning of the Ministry of Transparency, Supervision and General Control (CGU), throughout its constitutive phases and methodologies - the Situational Strategic Planning, Balanced Scorecard and Design Thinking. It emphasizes its participatory nature, taking into account the involvement of all the organization’s employees at each stage. It is discussed, based on the Oslo Manual, the innovation modalities can be observed in it, positioning it in terms of procedural and organizational innovation. It is presented the context of challenges to such an initiative, as its suitability for the Multi-Year Plan of the federal government and the national political context. Finally, it is shown its prospecting- developments: the possibility that it contributes to building a new type of internal control – more productive and with less emphasis on formal issues; and its characterization as a product innova- tion, should it include social participation in its monitoring and improvement, a matter without precedents in the recent experiences of institutional strategic planning.
Keywords: Strategy planning, innovation, internal control.

Articles

Financial planning, savings and investments: a comparative analysis of the bond market, its profitability and the inflation index in Brazil during the period from 2002 to 2016

Diego Felipe Borges de Amorim  diegofelipeborgesdeamorim@gmail.com
Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social. Porto Alegre, Brasil.

Abstract: Planning and financial education should be carried out daily by individuals and families to provide a better quality of life to them. However, to obtain good performance must have a basic understanding of the variables that impact the cost of money, as well as the types of investments that offer better returns to the resources invested. In this sense, the objective of this research is to describe clearly and simple to the layman reader the profitability of some variable and fixed income securities, by comparing them with other variables that have an impact on the return of these investments. It was performed a survey of exploratory type composed of documentary analysis technique. The sample considered the temporal space composed of the period of 2002 to 2016, with a view to the annual performance of each of the variables and the impact of inflation on profitability and on profitability. The results obtained showed the following: some of the fixed income securities offered excellent returns, even surpassing the stock market in the long term; that savings fell short in relation to the returns of other investments and; for the physical investor has maximum performance in your applications it is necessary to know to calculate the actual profitability and the profitability of these investments, in order to obtain the true your return.
Keywords: planning, financial education, profitability of securities, investments.

Comunications

Planejamento Estratégico? Ele tem sido capaz de assegurar o sucesso das organizações?

Luiz Aires M. Cerqueira  luiz.cerqueira9@gmail.com
Analista de Planejamento e Orçamento. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Brasília, Brasil.

A atual crise do capitalismo, os aspectos políticos da austeridade e seus reflexos no Brasil

Gustavo Souto de Noronha  noronha.gustavo@gmail.com
Economista. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Rio de Janeiro, Brasil