Assecor

RBPO - Revista Brasileira de Planejamento e Orçamento

Vol. 12 (2022)

A partir de 2022 a RBPO passou a ser uma revista de publicação contínua. Confira aqui os artigos do Volume 12

Edição Especial

Esta edição especial com o tema "Devido Processo Legislativo Orçamentário: Como Se Decide Aonde Vai Nosso Dinheiro?" Traz 35 textos distribuídos em 4 eixos. São 10 textos relativos aos desafios emergentes no PLO; 15 textos, sobre as emendas parlamentares individuais (Resultado Primário – RP 6), coletivas (RPs 7 e 8) e do relator-geral (RP 9), inclusive na modalidade de transferências especiais; 4 textos relativos ao Novo Regime Fiscal (NRF) e ao teto de gastos primários da União; 6 textos, sobre temas específicos do devido PLO.

Vol. 11 Número 2 (2021)

No Volume 11 Número 1 (2021), o periódico traz cinco artigos sobre temas relevantes sobre o Planejamento e Orçamento.

Vol. 11 Número 1 (2021)

No Volume 11 Número 1 (2021), o periódico traz cinco artigos sobre temas relevantes sobre o Planejamento e Orçamento.

Vol. 10 Número 2 (2020)

No Volume 10 Número 1 (2020), o periódico traz sete artigos sobre temas relevantes sobre o Planejamento e Orçamento.

Vol. 10 Número 1 (2020)

No Volume 10 Número 1 (2020), o periódico traz nove artigos sobre temas relevantes sobre o Planejamento e Orçamento.

Vol. 9 Número 2 (2019)

No Volume 9 Número 2 (2019), o periódico traz cinco artigos sobre temas relevantes sobre o Planejamento e Orçamento.

Vol. 9 Número 1 (2019)

No Volume 9 Número 1 (2019), o periódico traz seis artigos sobre temas relevantes sobre o Planejamento e o Orçamento e uma entrevista com Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Secretaria-Geral da Presidência da República, General Santa Rosa.

Vol. 8, Número 2 (2018)

No Volume 8 Número 2 (2018), o periódico traz cinco artigos e uma comunicação.

Vol. 8 Número 1 (2018)

No Volume 8 Número 1 (2018), o periódico traz cinco artigos e uma comunicação. Os trabalhos abordam propostas de reforma tributária, bloqueios ao desenvolvimento dos países periféricos, experiência de planejamento regional em Sergipe, análise de planos plurianuais a partir do triângulo de governo de Carlos Matus, proposta de conceito operacional para a economia popular e análise do projeto de lei complementar de finanças públicas.

Vol. 7 Número 2 (2017)

No Volume 7 Número 2 (2017), o periódico traz quatro artigos, uma comunicação e uma resenha. Dentre os temas abordados estão orçamento nos EUA, remuneração a agentes financeiros, previsão de receitas correntes, alternativas de políticas públicas, democracia e perspectivas de futuro.

Vol. 7 Número 1 (2017)

Nesta edição, o periódico traz quatro artigos e duas comunicações. Dentre os temas abordados estão a inserção do Brasil no sistema mundial, contratações públicas com orçamento sigiloso, planejamento estratégico e os aspectos políticos da austeridade.

Vol. 6 Número 2 (2016)

Nesta edição, o periódico traz cinco artigos. Dentre os temas abordados estão o papel do gestor como planejador e estrategista nas organizações atuais e o princípio da boa-fé orçamentária aplicado ao sistema orçamentário brasileiro

Vol. 6 Número 1 (2016)

Nesta edição, o periódico traz cinco artigos. Dentre os temas abordados estão o caminho para os direitos sociais na Constituição Brasileira, além dos equipamentos culturais e acesso à cultura e humanização e Gestão por Inteligências para Reforma do Setor Público.

Vol. 5 Número 2 (2015)

Nesta edição, o periódico traz quatro artigos, duas comunicações e uma resenha com o título “O Estado Empreendedor: Desmascarando o mito do setor público vs. setor privado”. Entre os temas dos artigos estão a experiência orçamento impositivo na lei de diretrizes orçamentárias para 2014 e o círculo vicioso da gestão pública brasileira. Confira a edição completa.

Vol. 5 Número 1 (2015)

Nesta edição, o periódico traz três artigos, duas comunicações e uma resenha. Dentre os temas abordados está o artigo que aponta as megatendências mundiais 2030 - contribuições para o exercício da prospectiva no Brasil. Além disso, uma das comunicaçõe questiona se há um pensamento estratégico para o Brasil?

Vol. 4 Número 2 (2014)

Nesta edição, o periódico traz cinco artigos e três comunicações. Dentre os temas abordados estão as políticas públicas e um pensamento estratégico para o país

Vol. 4 Número 1 (2014)

Nesta edição, o periódico traz cinco artigos e uma comunicação. Dentre os temas abordados estão os dilemas e perspectivas da retomada do planejamento estratégico governamental no Brasil e a política macroeconômica em uma estratégia social-desenvolvimentista.

Vol. 3 Número 2 (2013)

Nesta edição, o periódico traz quatro artigos. Os textos abordam temas como a estratégia de monitoramento do PPA 2012-2015, os conflitos na expansão da Modernidade e o PAC e o Pacto Federativo.

Vol. 3 Número 1 (2013)

Nesta edição, o periódico traz cinco artigos e duas comunicações. Os textos abordam temas como participação social nos planos plurianuais do governo federal, políticas públicas, além de comentários sobre o PPA 2012-2015.

Vol 2, Número 2 (2012)

Nesta edição, o periódico traz três artigos e duas comunicações. Os textos abordam temas como proteção social, gestão por competências, filosofia política e intervencionismo governamental.

Vol. 2 Número 1 (2012)

Este número da publicação científica conta com cinco artigos, uma comunicação e uma resenha. Os leitores poderão conferir textos sobre acompanhamento do planejamento governamental, direitos sociais, atuação da mídia, entre outros.

Vol. 1 Número 2 (2011)

O segundo número da RBPO apresenta seis artigos que abordam temas como crescimento econômico e planejamento no Brasil, distribuição de renda e energia. A publicação ainda traz duas comunicações, a primeira, do presidente do IPEA, Marcio Pochmann, é um resumo da apresentação realizada durante o evento de lançamento do Fórum de Planejamento e Desenvolvimento Nacional (FPDN) e da Revista Brasileira de Planejamento e Orçamento (RBPO). A segunda comunicação trata das altas taxas de crescimento da China e da Índia.

Vol. 1 Número 1 (2011)

O primeiro número da RBPO conta com cinco artigos e ainda com o manifesto do Fórum de Planejamento e Desenvolvimento Nacional (FPDN). Os leitores ainda poderão conferir na publicação o resumo das palestras do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Lessa, e do técnico de planejamento e pesquisa do IPEA, Ronaldo Coutinho, proferidas no I Seminário da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento.