Assecor

Com acesso gratuito o livro “Gênero e raça no orçamento público brasileiro” que aborda sobre equidade está disponível. Acesse!

Publicado pela Assecor, o livro “Gênero e raça no orçamento público brasileiro” que discute sobre equidade, foi lançado na última sexta-feira (21). A publicação teve como organizadora a APO Elaine de Melo Xavier.

De acordo com Elaine, o livro é relevante para reafirmar o orçamento público como instrumento na materialização dos direitos sociais e individuais garantidos aos brasileiros na Constituição Federal de 1988. “Desta forma o livro tanto discute os efeitos das decisões alocativas e de política fiscal que vem sendo tomadas sobre mulheres e negros quanto problematiza a baixa incidência destes grupos sociais no Orçamento Geral da União”, e complementa, “O debate sobre finanças públicas é limitado tanto em termos de quem participa da discussão quanto em termos do que é discutido. A perspectiva, então, é contribuir para que ele se amplie”. 

A publicação do livro contou com a organização de Elaine e colaboração da presidente da Assecor, Roseli Faria, ambas apresentaram e discutiram proposta junto a pessoas de dentro e fora da carreira de planejamento e orçamento a fim de aperfeiçoá-la. “Depois disso, eu e Roseli começamos a fase dos convites. Convidamos pessoas que sabíamos que discutiam raça e gênero nos processos e instrumentos de planejamento e orçamentação federal para que escrevessem os capítulos do livro”, aborda.

Enquanto organizadora, Elaine se sentiu satisfeita com o resultado. “Acho que o livro toca em pontos importantes do debate sobre gênero e raça no orçamento público brasileiro, abrindo espaço para que uma discussão mais ampla e aprofundada sobre o tema se instale tanto no âmbito da carreira de planejamento e orçamento e quanto na administração pública federal, como um todo”, conclui.

Os livro esta disponível na imagem abaixo, acesse e confira! 
Boa leitura! 

Gênero e Raça no Orçamento Público Brasileiro.jpg

Comentários por Disqus